MÁRIO TELES :: Engenheiro Hidrógrafo
Engenharia Portuária e das Zonas Costeiras
Sócio Gerente e Director Técnico da Orthodrome. Tem experiência de projecto em engenharia portuária e costeira e em modelação matemática da hidrodinâmica e da qualidade da água e da morfodinâmica. Tem experiência de direcção de projectos internacionais.
RESUMO CURRICULAR
Com carreira profissional na Engenharia superior a 30 anos. Possui experiência de concepção e de Projecto de expansões portuárias e de intervenções de protecção da costa, bem como experiência de planeamento e de ordenamento aplicado às zonas costeiras e portuárias. Acumula essa experiência com a experiência em estudos de modelação matemática de hidrodinâmica, de morfodinâmica e de qualidade da água. Neste domínio tem coordenado o desenvolvimento e a actualização do Sistema M$GA-Modelos Matemáticos de Engenharia e Gestão do Ambiente. Colabora com frequência em estudos e projetos de recuperação e valorização do ambiente em áreas costeiras e portuárias, flúvio-marítimas e lagunares. Combina a direcção com a execução dos projectos.
Em anos recentes foi director de projetos internacionais em Cabo Verde, em Marrocos e em Angola, de que se destacam os seguintes: os Planos Directores e os Projectos dos portos de Porto Novo, na Ilha de Santo Antão, de Sal-Rei na Ilha da Boavista e de Vale de Cavaleiros na Ilha do Fogo, Cabo Verde; os Projetos de Terminais de descarga de carvão em águas profundas para navios de grande porte em Bir El Har, em Safi (Jorf Lihoudi) e em Tan Tan, Marrocos; o Projecto do Novo Quebra-mar e Cais do Porto de Cabinda, Angola. Em anos anteriores dirigiu Projectos e Estudos em Moçambique e em Macau.
Foi director de Departamento e de Projecto na extinta empresa Hidroprojecto S.A. durante duas décadas. Em paralelo com o exercício da Engenharia exerceu docência na ENIDH-Escola Náutica Infante D. Henrique durante 22 anos como professor convidado do Departamento de Pilotagem. É autor ou co-autor de três dezenas e meia de comunicações especializadas.
FORMAÇÃO
É Engenheiro Hidrógrafo pelo Instituto Hidrográfico e «Ingénieur en Océanologie» pela ENSTA –- «École Nationale Supérieure des Techniques Avancées» (PARIS). É membro efectivo da Ordem dos Engenheiros e membro da PIANC – «The World Association for Waterborne Transport Infrastructure». É oficial dos Quadros Permanentes da Armada, da classe de Marinha da Escola Naval. No Activo da Armada foi oficial de guarnição e oficial Imediato, tendo cumprido comissões de serviço embarcado em Moçambique e em Angola.
Em 2013 fundou a ORTHODROME Lda., da qual é Sócio Gerente e Director Técnico.